quarta-feira, 19 de maio de 2010







Arquiteto e urbanista brasileiro

Lucio Costa

27/2/1902, Toulon, França

13/7/1998, Rio de Janeiro (RJ)

Em 1957, Costa venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano-Piloto de Brasília. Em quase sete décadas de trabalho, Lucio Costa, dos maiores arquitetos brasileiros, forjou um legado de modéstia e inteligência, precisão e talento. Brasília, sua obra mais conhecida, foi concebida com estas quatro escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica. Filho de brasileiros em serviço no exterior, ele nasceu na França. Devido às atividades do pai (o almirante Joaquim Ribeiro da Costa), estudou em Newcastle (Inglaterra) e Montreux (Suíça).

Em 1917, voltou para o Brasil. Estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas-Artes, formando-se em 1924 e sendo nomeado diretor da mesma instituição em 1930. O arquiteto casou-se com Julieta Guimarães em 1928 (ela morreria num acidente automobilístico sofrido pelo casal em 1954).

Em 1936, Lucio Costa convidou o arquiteto suíço Le Corbusier para vir avaliar o projeto do edifício-sede do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro. Em 1938, projetou (ao lado de Oscar Niemeyer) o pavilhão brasileiro da Feira Universal de Nova York.

Em 1957, venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano-Piloto de Brasília, o que o tornou conhecido no mundo inteiro. Passou então a receber convites para projetar diversos planos urbanísticos.

Em 1960, recebeu o título de professor "honoris causa" da Harvard University (EUA). Quatro anos depois, foi convidado a integrar a equipe de reconstrução da cidade de Florença, atingida por uma inundação.

Lucio Costa escreveu os livros "Documentação Necessária", "Notas Sobre a Evolução do Mobiliário Luso-Brasileiro" e "Arquitetura Jesuítica no Brasil".

Pela obra de toda uma vida, recebeu diversas honrarias, entre os quais a Legião de Honra (França) e o Prêmio Calouste Gulbenkian (Portugal). Morreu em casa, aos 96 anos. Deixou uma filha, Ana Elisa Costa, também arquiteta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário