terça-feira, 18 de maio de 2010

brasília

nasce da determinação de três pessoas: o presidente jucelino kubitschek, o urbanista lúcio costa e o arquiteto oscar niemeyer.

o plano da cidade é obra pessoal de lúcio costa, ao contrário dos demais planos concorrentes, nascidos de equipes interdisciplinares as mais variadas. seu plano nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, "o próprio sinal da cruz". a partir dessa expressão gráfica das duas linhas cruzadas, lúcio costa elaborou todas as condiçoes e disposições dos agenciamentos urbanos.

a autoria dos projetos de todos os edifícios significativos é de oscar niemeyer.

a idéia da mudança da capital brasileira para o interior é antiga. desde os tempos da colônia cogitava-se da transferência da sede do vice-reinado para o sertão, livrando-a da vulnerabilidade litorânea. o próprio marquês de pombal, em meados do séc XVIII, pensou numa capital no interior, talvez no alto amazonas.
em 1891 a nova constituição previa uma capital no planalto central. no ano seguinte o gorverno nomeou comissão chefiada pelo dr. luís cruls para demarcar a área do novo distrito federal. a partir daí, todos os governos tocavam no assunto, mas não tomavam medidas práticas.


fonte: texeira leite, josé roberto. história da arte no brasil. ed. abril, são paulo, 1979.

pesquisar:
catedral de brasília
palácio dos arcos
teatro nacional
palácio da alvorada
supremo tribunal federal
congresso nacional
alfredo ceschiatti (estátua da justiça)
bruno giorgi (meteoro)
oscar niemeyer
lúcio costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário