quarta-feira, 19 de maio de 2010

Plano Piloto de Lúcio Costa

Da esq. para dir. Niemeyer, dois anônimos, Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Jk


O Plano Piloto de Lúcio Costa para a construção de Brasília é a idéia geradora e caracteriza o esboço inicial que resultou no Plano Urbanístico da Capital Federal. A construção da nova capital do Brasil é obra do presidente Juscelino Kubitschek, que fez dela um símbolo de sua política de valorizar a totalidade do espaço brasileiro, a expansão industrial e as grandes obras. O urbanista Lúcio Costa venceu o concurso da escolha do Plano Piloto. O arquiteto Oscar Niemeyer foi nomeado pelo presidente para ser diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil-Novacap.


Segundo Lúcio Costa, o Plano Piloto de Brasília refere-se a um gesto primário, formando uma cruz. Para o arquiteto Leon Pressouyr, ele evoca "(...) um pássaro gigante voando para direção sul-leste. O eixo norte-sul, encurvado, define o traçado de uma larga via de comunicação itinerária, ao longo da qual se alinham as zonas residenciais, articuladas em superquadras. Cada uma tem uma semi-autonomia graças a seus espaços comerciais e de lazer, espaços verdes, escolas, igrejas, etc."


O parecer do relator do Icomos, Leon Pressouyr, recomendou a aprovação de Brasília como Patrimônio Histórico, Cultural, Natural e Urbano, aclamada em 1987. Lembrou ele que ali se encontram os princípios urbanísticos do século XX, inclusos na Carta de Atenas (1943), e na maneira de pensar o urbanismo nos escritos de Le Corbusier.


A área do Plano Piloto para Brasília é delimitada a leste pela orla do Lago Paranoá, a oeste pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento - EPIA, ao sul pelo Córrego Vicente Pires e ao norte pelo Córrego Bananal, conforme o artigo 2º do Decreto nº 10.829/87. Esta área abrange as cidades de: Brasília, Cruzeiro e Candangolândia.

Maquete do Plano Pilto de Brasília, localizada no Espaço Lúcio Costa, que por sua vez fica no subsolo da Praça dos Três Poderes. Em primeiro plano vê-se a Asa Sul. Ao fundo, à direita, a Esplanada dos Ministérios.

Fonte: http://www.scipione.com.br/educa/galeria/09_phb/foto14.htm#

Por Antony Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário