quarta-feira, 12 de maio de 2010

RODOLFO BERNADELLI (Denise M.)

Formado sob a orientação Neoclássica, Bernadelli absorveu esse espírito e suas primeiras produções são típicas. Como no renascentista florentino quatrocentesco Santo Estevão, com os membros alongados e acabamento apurado.
(Curiosidade: O artista tinha preferência por esta obra, escolida por ele para ficar em cima de seu túmulo).


A escultura A Faceira , de tema indianista, foi realizada em 1880. A obra é comentada em parecer da Seção de Escultura da AIBA de 1882, referente aos envios do pensionista, assinado por Chaves Pinheiro e João Maximiano Mafra: Esta estátua de grandeza natural é uma belíssima figura de mulher lúbrica e provocante da raça americana.
O movimento é gracioso, as proporções foram bem observadas, o modelado executado com saber. Pertencendo, pelo assunto, esta estátua a Escultura de gênero, é tolerável a Escola realista em que tem continuado o pensionista, entretanto, se o talento peregrino que a concebeu, e executou com tanta galhardia, se tivesse conservado na Escola idealista, poderia ter
produzido um primor d’arte. Como é possível notar a partir do Parecer oficial, a Faceira é a obra mais elogiada pelos professores da Academia. Entretanto, apesar da sua ousada execução formal, em vertente realista, a sua boa aceitação se deveu ao fato de ter sido considerada uma escultura de gênero, em que eram permitidas maiores inovações.



Moema (1895) é uma escultura em tamanho natural, feita cinco anos depois que Rodolfo Bernardelli assume a direção da Escola Nacional de Belas Artes. A escultura, pelo tema, remete à tela muito conhecida de Victor Meirelles (1832-1903), Moema (1866). Em 1859, Pedro Américo (1843–1905) havia feito também um esboço sobre o tema, em que o corpo da índia morta chega à praia, mas se encontra ainda parcialmente mergulhado na água.
Para Luciano Migliaccio, a escultura de Bernardelli se diferencia por sua composição formal em que a figura da Moema, em tamanho natural, está disposta horizontalmente na base, à maneira de um relevo. Dessa forma, o artista dá um novo tratamento à obra, que a afasta da concepção de uma frisa, e solicita do espectador novas maneiras de olhar. Há nesse trabalho o contraste entre a representação realista de certas partes do corpo da índia que submergem das águas e a indefinição de outras, que estão imersas e se misturam com água. Essa maneira de trabalhar a escultura faz lembrar o contato do artista com a escultura italiana contemporânea, em especial com alguns trabalhos de Vincenzo Gemito (1852-1929).Bernardelli explora nesses trabalhos os conceitos de selvageria e de aceitação do colonizador português, inspirado por personagens da literatura brasileira.


IMPORTANTE: Estes textos foram retirados do documento "Representações do índio na
arte brasileira do século XIX" de MARIA DO CARMO COUTO DA SILVA. Doutoranda em História da Arte, IFCH/UNICAMP, para baixá-lo acessar:
http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%208%20-%20artigo%205.pdf

Um comentário:

  1. Uma das esculturas mais importantes suas foi a de Moema(1895)...lembrei da Alcié

    por Hadna Abreu

    ResponderExcluir